Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados homenageia IRB pelos 85 anos de atividade de resseguros no Brasil.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realizou uma homenagem nesta quinta-feira (18) ao IRB (Re), antigo Instituto de Resseguros do Brasil, em comemoração aos 85 anos de atividades no País. A audiência aconteceu no plenário 4 e foi proposta pelo deputado Hugo Motta, do partido Republicano da Paraíba.

O IRB é uma empresa de resseguros que oferece cobertura para riscos em diversas áreas de negócio. Sua história remonta a 1939, quando foi criado com o propósito de regular os riscos de empresas nacionais, que anteriormente buscavam transferir esses riscos para o exterior. Em 1996, passou por uma reestruturação e tornou-se uma sociedade de economia mista.

Foi somente em 2007 que a regulação do mercado de resseguros passou a ser responsabilidade da Superintendência de Seguros Privados (Susep), depois de 69 anos de monopólio por parte do IRB. Nesse momento, a empresa foi classificada como resseguradora local.

Em um novo capítulo de sua história, em 2013, o IRB foi privatizado e, quatro anos mais tarde, em 2017, teve suas ações disponibilizadas na bolsa brasileira. E em 2023, a empresa passou por uma mudança em sua denominação, adotando o nome de IRB(Re).

Essa homenagem prestada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados é uma forma de reconhecer a importância e trajetória do IRB ao longo dos anos no mercado de resseguros brasileiro. A cerimônia foi marcada por discursos elogiosos e pelo reconhecimento do papel fundamental que a empresa desempenha no setor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo