Plataformas de comércio eletrônico são notificadas por venda de dióxido de cloro como “cura” para autismo e inativação de vacinas.

Na última semana, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou dez plataformas de comércio eletrônico que estavam comercializando dióxido de cloro, uma substância de venda controlada e classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um saneante, utilizado para higienização, desinfecção domiciliar e tratamento de água. De acordo com a Senacon, o problema estava relacionado ao fato de que o produto estava sendo comercializado como medicamento por redes de desinformação que se manifestam contra o programa nacional de imunização, alegando, sem qualquer embasamento científico, que o dióxido de cloro poderia “inativar” imunizantes. Além disso, essa substância estava sendo divulgada como uma “cura” para diversas condições clínicas, incluindo o autismo.

As plataformas ou sites eletrônicos notificados incluíam nomes como Planeta Detox, Casa dos Naturais, Purificadordeagua.shop e outros. A Senacon destacou que a propagação de informações falsas sobre o dióxido de cloro não só prejudica pessoas com condições clínicas específicas, como o autismo, mas também coloca em risco a saúde das pessoas que consomem esse produto.

O dióxido de cloro, também conhecido como MMS, CDS ou Solução Mineral Milagrosa, é uma substância altamente reativa e tóxica, capaz de causar graves efeitos adversos à saúde quando ingerida. Os efeitos adversos incluem irritação nasal, irritação nos olhos, nos pulmões e na garganta, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, diarreia, desidratação intensa e até mesmo a morte.

Essa ação da Senacon faz parte do Programa Saúde com Ciência, uma iniciativa que envolve diversos órgãos do governo, como o Ministério da Saúde, a Secom, a AGU, a CGU, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo do programa é promover e fortalecer políticas públicas de saúde e valorizar a ciência, combatendo a desinformação e seus efeitos prejudiciais na área da saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo