Deputado Glauber Braga é alvo de processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por expulsar militante do MBL

Na tarde desta segunda-feira, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados anunciou a instauração de um processo contra o deputado Glauber Braga (Psol-RJ). A decisão foi tomada em resposta à Representação 5/24, apresentada pelo Partido Novo, que acusa o parlamentar de ter expulsado da Casa o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro.

Segundo a denúncia feita pelo Novo, Glauber Braga abordou Costenaro no corredor de comissões do anexo 2 e o acusou de agressão à mulher e ameaça. A situação gerou polêmica e resultou na abertura do processo no Conselho de Ética.

A primeira etapa do processo será realizada nesta quarta-feira, às 11 horas, com o sorteio de nomes para comporem a lista tríplice que escolherá o relator do caso. Enquanto isso, na mesma data, o colegiado irá analisar o parecer do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) sobre o processo aberto pelo Partido Liberal (PL) contra a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A localização da reunião ainda não foi definida, mas espera-se que seja um ambiente propício para a discussão de um tema tão delicado como a conduta dos parlamentares no exercício de suas funções.

A cobertura do caso continuará sendo feita pela Redação, que acompanhará de perto todos os desdobramentos dessa investigação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. A sociedade espera transparência e justiça nas decisões tomadas pelos representantes do povo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo