Procurador-geral de Maceió é ouvido na CPI da Braskem sobre catástrofe ambiental em Alagoas causada pela extração de sal-gema

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem terá como convidado nesta terça-feira (23) o procurador-geral do município de Maceió (AL), João Luis Lobo Silva. A audiência tem o objetivo de discutir a catástrofe ambiental ocasionada pela extração de sal-gema pela mineradora Braskem, que resultou no afundamento do solo em 15 bairros da capital alagoana.

O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) foi responsável por propor o requerimento para a realização da audiência pública. A CPI está investigando a responsabilidade da empresa Braskem no desastre ambiental que afetou a região de Maceió.

Os primeiros sinais do problema surgiram em 2018, quando foram observadas rachaduras e fissuras em ruas, lojas e casas, principalmente no bairro do Pinheiro. Desde então, a situação se agravou e a comissão parlamentar agora busca esclarecer quais foram as falhas que levaram a essa situação.

Presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), a CPI da Braskem vem conduzindo uma série de diligências e audiências para investigar a atuação da empresa na extração de sal-gema na região. A expectativa é que o depoimento do procurador-geral do município de Maceió traga mais informações sobre a situação e possíveis medidas que poderão ser adotadas para mitigar os impactos ambientais.

A população local aguarda por respostas e soluções para os problemas causados pelo afundamento do solo, que trouxe prejuízos e preocupação para os moradores dos bairros afetados. A CPI da Braskem, portanto, se torna um importante instrumento para buscar justiça e responsabilização diante dessa situação que afetou diretamente a comunidade de Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo