Ex-lutador e influenciador Andrew Tate será julgado por tráfico humano em tribunal da Romênia, após acusações de exploração sexual.

Na Romênia, um tribunal de Bucareste deu sinal verde nesta sexta-feira (26) para o início do julgamento do influenciador e ex-lutador Andrew Tate, de 37 anos, por tráfico humano. A decisão vem após dez meses desde que Andrew, seu irmão Tristan e duas mulheres romenas foram indiciados por suspeita de formação de uma organização criminosa para explorar sexualmente mulheres.

O Tribunal afirmou que a administração de provas e execução de atos pelas autoridades de ação penal são legais, ordenando assim o início do julgamento. Os irmãos Tate, juntamente com as mulheres envolvidas, negam as acusações e entraram com recurso contra a decisão, classificando-a como “ilegal”. Ainda não há uma data definida para o início das audiências.

De acordo com as investigações, os irmãos Tate são acusados de terem formado uma organização criminosa para explorar sexualmente mulheres em diferentes países, entre eles, a Romênia, os EUA e o Reino Unido. As vítimas eram coagidas a realizar trabalhos forçados e atos pornográficos em troca de benefícios financeiros substanciais.

Os irmãos foram presos no final de 2022 e passaram três meses detidos em Bucareste para evitar possíveis fugas ou adulteração de provas. Em junho de 2023, foram indiciados e desde então não têm permissão para sair da Romênia. Recentemente, foram temporariamente detidos em um caso separado, referente à alegações de agressão sexual e exploração de pessoas em um caso britânico datado de 2012-2015.

Um juiz romeno ordenou a extradição dos irmãos Tate para o Reino Unido para enfrentar as acusações após o término do julgamento na Romênia. Enfrentar acusações de tráfico humano e exploração pode acarretar em até dez anos de prisão. Andrew Tate, conhecido por seu envolvimento no programa Big Brother britânico em 2016, já foi banido de redes sociais por promover discursos misóginos e de ódio.

O réu tem afirmado que as evidências apresentadas contra ele são infundadas e que há uma conspiração política para silenciá-lo. Agora, o desenrolar do julgamento vai atrair a atenção da mídia e da sociedade para acompanhar de perto cada etapa do processo judicial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo