Ministério da Agricultura apreende 20 toneladas de queijos clandestinos em Patos de Minas, em ação coordenada com Instituto Mineiro de Agropecuária.

O Ministério da Agricultura realizou uma operação de grande escala na última terça-feira, dia 23, em Patos de Minas (MG), resultando na identificação de uma rede de produção clandestina de queijos. Cerca de 20 toneladas de queijos em diferentes estágios de processamento foram apreendidas durante a ação, que contou com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, a operação teve início após uma denúncia registrada na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), apontando a fabricação ilegal de queijos sem os devidos registros nos órgãos competentes e que estavam sendo utilizados como ingredientes na produção de pão de queijo em Curitiba (PR).

Após a apuração dos dados dos rótulos dos produtos informados na denúncia, as equipes de fiscalização conseguiram identificar dois estabelecimentos na cidade mineira que operavam de forma clandestina na produção e comercialização do queijo. Nos locais visitados, fiscais encontraram grandes quantidades do produto em condições insalubres, sem qualquer tipo de controle higiênico-sanitário, além de etiquetas de selos de inspeção federal e estadual adulteradas.

Todos os produtos apreendidos foram descartados e destruídos no aterro sanitário de Patos de Minas, de acordo com o Ministério da Agricultura. A ação foi crucial para coibir a produção e comercialização ilegal de queijos, garantindo a segurança alimentar da população e a legalidade no setor agropecuário.

Essa operação exemplifica a importância da fiscalização e do combate às práticas ilegais no mercado de alimentos, ressaltando a atuação fundamental dos órgãos competentes na garantia da qualidade e procedência dos produtos consumidos pela população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo