Após encontro na Rússia, Putin e Kim surpreendentemente trocam presentes: fuzis. A atitude dos líderes desperta curiosidade e especulações.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, se presentearam com fuzis durante sua reunião no Extremo Oriente da Rússia, conforme informou o Kremlin nesta quinta-feira. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Putin deu a Kim um rifle da mais alta qualidade produzido na Rússia, enquanto Kim presenteou Putin com um rifle de fabricação norte-coreana. Além disso, Putin também presenteou Kim com uma luva de um traje espacial que esteve no espaço várias vezes.

A visita de Kim à Rússia começou na terça-feira e continuará por mais alguns dias, de acordo com Peskov, que confirmou que Putin aceitou o convite de Kim para visitar a Coreia do Norte. Durante o encontro no Cosmódromo de Vostochny, no extremo leste da Rússia, os dois líderes demonstraram um clima amistoso e prometeram cooperar eternamente. Eles indicaram que estão dispostos a endossar mutuamente suas visões de mundo avessas ao Ocidente.

Kim expressou seu apoio total e incondicional às medidas tomadas pelo governo russo, afirmando que a Rússia está confrontando forças hegemônicas em seus interesses de segurança. Ele também manifestou interesse em tecnologia de foguetes, enquanto Putin afirmou que estaria disposto a compartilhar essa tecnologia com a Coreia do Norte. A escolha do local para o encontro, o Cosmódromo de Vostochny, também evidencia esse interesse mútuo na área de tecnologia espacial.

Ao mesmo tempo, a Coreia do Sul relatou o lançamento de dois mísseis balísticos de curto alcance pela Coreia do Norte em direção ao Japão. Esses lançamentos parecem não ter um alvo fixo e os projéteis caíram no mar. Embora Kim não tenha detalhado as áreas específicas de cooperação, suas declarações sugerem que ele estaria disposto a fornecer munições e outros artigos bélicos para a Rússia.

Durante a visita, Putin fez um brinde junto com a delegação norte-coreana, desejando a prosperidade das nações e a saúde de Kim e de todos os presentes. Ele ressaltou que a Rússia age em nome da paz, estabilidade e prosperidade da região. O encontro entre Putin e Kim foi visto como uma tentativa de romper com o isolamento internacional ao qual ambos são submetidos, principalmente pelas potências ocidentais. A cooperação militar e tecnológica parece ter sido uma das prioridades na reunião.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo