Ceará se torna referência nacional em educação após reestruturação da rede e exportação do modelo para outros estados

No interior do Ceará, mais precisamente na cidade de Sobral, uma avaliação realizada pela Secretaria de Educação há 26 anos revelou uma preocupante realidade: menos da metade dos alunos com até 8 anos de idade sabiam ler. Diante dessa constatação, um processo de reestruturação da rede de ensino foi iniciado e, em poucos anos, Sobral se tornou referência nacional em educação. Essa experiência municipal acabou inspirando o estado do Ceará a se transformar em uma potência educacional, e recentemente, o modelo começou a ser replicado em outras redes de ensino do país, que enfrentam dificuldades na busca por melhores índices de aprendizagem.

Analistas afirmam que o sucesso do Ceará se deu não apenas pelas ideias adotadas, mas principalmente pelo comprometimento do estado em desenvolver e ajustar as políticas educacionais até que houvesse melhorias significativas na aprendizagem dos alunos. Esse comprometimento tem sido uma lacuna nas administrações educacionais em grande parte do país.

Posteriormente, o ministro da Educação, Camilo Santana, expressou o desejo de transformar essa experiência cearense em uma política educacional nacional. Segundo Fernando Abrucio, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, cinco pilares foram responsáveis pelos resultados obtidos no Ceará: continuidade das políticas educacionais mesmo diante de mudanças de governo, envolvimento de diversos atores, como a sociedade civil, organismos de pesquisa e fundações empresariais, incentivos para competição e cooperação entre escolas, combinação de profissionais políticos e técnicos, e uma parceria sólida entre escolas e secretarias de educação. Esses aspectos foram negligenciados no restante do Brasil, mesmo em estados como São Paulo, que teve governos do mesmo partido por um longo período.

Em Sobral, a revolução educacional teve início no final dos anos 1990 e enfrentou diversas disputas. Uma das primeiras medidas foi a demissão de todos os diretores escolares por indicações políticas, estabelecendo critérios técnicos rigorosos para a escolha de novos gestores. Além disso, a rede municipal adotou um sistema de supervisão e acompanhamento dos gestores e estabeleceu metas, como alfabetizar todas as crianças, reduzir o abandono escolar e eliminar a distorção idade-série no ensino fundamental. Atualmente, Sobral possui um sistema de ensino com currículo sólido, avaliações frequentes, material didático estruturado e formação de professores embasada nesse material.

Todo o progresso feito em Sobral resultou na criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), em 2007, que posteriormente se tornou uma política nacional. O Paic acelerou a aprendizagem dos estudantes e recebeu investimento de R$ 2,6 bilhões. Desde então, 15 outros estados já criaram programas inspirados no Paic para suas redes de ensino.

No entanto, especialistas afirmam que replicar o sucesso de Sobral em todo o Brasil não será uma tarefa fácil, especialmente considerando o cenário de profunda desigualdade social agravado pela pandemia de Covid-19. Além das boas práticas, será necessário aumentar o investimento na educação. Atualmente, o Brasil está entre os países que menos investem na educação básica, destinando apenas R$ 17,7 mil por aluno anualmente. Esse baixo investimento reflete também nos salários dos professores, um dos motivos pelos quais o país está mal colocado no ranking da OCDE.

Apesar dos desafios, a política educacional de Sobral tem sido um exemplo para outras cidades e estados brasileiros. O sucesso alcançado pela cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem chamado a atenção, e outras redes estaduais têm conseguido se destacar em alguns aspectos, como Espírito Santo, Pernambuco e Piauí, assim como algumas prefeituras, como Jundiaí e Teresina.

Diante desse cenário, é essencial que sejam pensadas estratégias adequadas para enfrentar a desigualdade social e aumentar os investimentos na educação. Além disso, é necessário um compromisso contínuo com as políticas educacionais, como aconteceu em Sobral, para que o Brasil possa avançar na melhoria da qualidade da educação.

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