Exame Nacional do Ensino Médio 2023: Estudantes se preparam para as provas em novembro, confira as informações práticas.

No próximo mês, será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), e os estudantes já começam a se preparar para as provas. Além de garantir que os estudos estejam em dia, é importante que os participantes fiquem atentos aos aspectos práticos para a realização do exame, como a documentação necessária e o que pode ou não ser levado para o local das provas.

Desde 2017, o Enem é realizado em dois domingos consecutivos, diferentemente do formato anterior que ocorria em um único fim de semana. Em 2023, as datas das provas serão nos dias 5 e 12 de novembro.

No primeiro dia de prova, os estudantes enfrentam questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e ainda devem fazer a temida redação. Já no segundo dia, as matérias abordadas são Ciências da Natureza e Matemática.

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, de acordo com o horário de Brasília. As provas têm início marcado para as 13h30 nos dois dias, porém o horário de término varia. No dia 5, as provas encerram às 19h e no dia 12, às 18h30.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, sendo 45 questões em cada área do conhecimento. As áreas são Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Além dessas provas, os participantes devem produzir uma redação com no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa e desenvolvida a partir de uma situação-problema.

As questões do Enem são elaboradas por especialistas selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seguindo a matriz de referência e o guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep.

Para o dia da prova, é obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e um documento de identificação válido, que pode ser físico ou digital. É aconselhável também que o participante leve o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso seja necessário justificar a presença no exame.

Dentre os documentos de identificação válidos estão a cédula de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação. Este ano, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital como documentos válidos de identificação, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

No dia da prova, é importante estar atento aos itens que não podem ser levados para a sala de exame. Os participantes recebem um envelope porta-objetos para guardar qualquer objeto proibido, como óculos escuros, boné, chapéu, canetas de material não transparente, lápis, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, relógios, fones de ouvido e todos os dispositivos eletrônicos. Também é proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco no local das provas.

Portanto, os estudantes que vão realizar o Enem 2023 devem se preparar tanto em relação ao conteúdo das provas quanto aos aspectos práticos e às exigências do exame. O cumprimento de todas as orientações é fundamental para garantir uma participação tranquila e sem problemas no Enem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo