A Posse do Conselho Municipal de Promoção pela Igualdade Racial de Gravatá marca o Dia da Consciência Negra com cerimônia emocionante

A noite da última segunda-feira, 20 de novembro, foi marcada por um acontecimento relevante para a cidade de Gravatá. O prefeito Joselito Gomes deu posse aos membros do Conselho Municipal de Promoção pela Igualdade Racial – COMPIR na Quadra do Povo, em uma cerimônia que contou com representatividade e discursos contundentes em favor da igualdade étnico-racial.

A criação do conselho atende à Lei 3.666, de 16 de dezembro de 2014, e tem como objetivo ser um instrumento para a garantia de igualdade de oportunidades e de direitos, principalmente para a população negra. A solenidade também foi marcada por momentos culturais expressivos, com apresentações de capoeira, dança afro e música, ressaltando a importância da cultura afro-brasileira para a identidade do município.

O babalorixá Pai Jorge, membro do conselho, expressou sua satisfação com a dedicação do poder público em promover a igualdade racial, destacando o apoio prestado pelo prefeito Joselito Gomes. A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, enalteceu o momento como um marco potente na luta contra o preconceito, ressaltando a importância da instalação do conselho para conduzir as políticas de igualdade racial na cidade.

Além disso, foi destacada a presença e o engajamento da gestão pública em promover a igualdade racial e religiosa em Gravatá. Membros do conselho, como Pai Jorge, e o próprio prefeito ressaltaram a importância da política pública como uma ferramenta fundamental para combater o racismo e a intolerância na cidade.

A instalação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial mostra o compromisso da gestão pública em construir uma política coletiva e plural, promovendo a participação da sociedade na construção de uma cidade mais igualitária e acolhedora para todos.

A presença do conselho é vista como uma forma de fiscalizar e trabalhar em parceria com a gestão municipal para garantir cada vez mais políticas inclusivas e transformar Gravatá em uma cidade não racista e intolerante. O prefeito Joselito Gomes reforçou o compromisso da gestão em implementar políticas públicas em prol da pessoa negra em Gravatá, ressaltando que o trabalho segue em prol das pessoas.

No dia da Consciência Negra, este importante acontecimento marcou um passo significativo na luta contra o racismo e a desigualdade em Gravatá, demonstrando o compromisso da gestão municipal e da sociedade em promover a igualdade racial e religiosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo