Lar Paulo de Tarso é reinaugurado com nova estrutura e clima de recomeço após tragédia que vitimou crianças e cuidadora

O Lar Paulo de Tarso, situado no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, passou por uma significativa reforma e foi reinaugurado na última segunda-feira (27), efervescendo um ambiente de recomeço e esperança. As portas da instituição foram abertas à sociedade, dando a oportunidade para a população contemplar os resultados das doações que possibilitaram a nova edificação. As crianças que são beneficiadas pelos serviços do lar estão previstas para retornarem ao local no começo de dezembro.

Essa reconstrução surge como um marco após o local ter sido palco de um trágico incêndio no dia 17 de abril deste ano, o qual lamentavelmente resultou na morte de quatro crianças e da cuidadora Margareth da Silva, de 62 anos. Segundo peritos do Instituto de Criminalística (IC), o incêndio foi motivado por uma pane elétrica em um dos ventiladores.

Mais de 17 empresas e cerca de 20 arquitetos uniram esforços para contribuir com a reconstrução do lar, juntamente com doações da sociedade civil. A instituição acolhe crianças vítimas de crimes de alta complexidade que são encaminhadas ao lar pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância e da Juventude. Além disso, algumas delas, que não possuem reinserção familiar, têm a possibilidade de serem adotadas mediante tratativas realizadas em parceria com os órgãos citados.

“A dor jamais abafará o amor” é a nova frase adotada como lema da instituição, refletindo a resiliência e a capacidade de superação diante das adversidades. A diretora administrativa, Renata Silva, enfatiza a importância dessas palavras e reforça o impacto emocional que guiará a todos que compõem a casa, os quais enfrentarão a jornada diária lidando com a saudade das pessoas queridas que partiram, mas que serão homenageadas na nova arquitetura da instituição.

A nova estrutura do Lar Paulo de Tarso conta com um primeiro andar, no qual funcionam a parte administrativa e o atendimento psicoterapêutico, e dispõe de instalações modernas e seguras, que incluem cômodos elaborados com carinho e adaptados para atender as necessidades das crianças. O lar também conta com um sistema de energia solar doado pelo Ministério do Trabalho do governo Temer e um sistema de proteção contra incêndio.

Após o incêndio, a instituição continuou funcionando no Lar Margareth da Silva, localizado no bairro do Hipódromo, na Zona Norte do Recife, um prédio cedido pela prefeitura. A diretora destaca que as 14 cuidadoras estão plenamente preparadas para a reativação da sede e que as crianças estão ansiosas para retornarem à sua casa.

Nesse contexto de reconstrução e renovação, o prefeito João Campos demonstrou apoio ao visitar as novas instalações do lar. A reinauguração do Lar Paulo de Tarso, em meio a tantas perdas, representa um recomeço e a esperança de um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento das crianças que passam por situações tão delicadas e densas. A sociedade tende a ver essas iniciativas como uma oportunidade para construir um mundo mais unido, acolhedor e fraterno.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo