Governo lança aplicativo Celular Seguro que permite bloqueio imediato de linhas telefônicas após roubo ou furto

O governo federal anuncia o lançamento do aplicativo Celular Seguro, que promete facilitar o bloqueio imediato de linhas telefônicas e aparelhos móveis em casos de roubo e furto. A novidade será apresentada nesta terça-feira (19) e tem como objetivo proporcionar maior segurança e comodidade aos usuários.

De acordo com o governo, para utilizar o aplicativo, os cidadãos deverão cadastrar seus dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. Com isso, em caso de roubo, os usuários poderão acionar o sistema por meio de um computador, o que resultará no imediato bloqueio das operadoras telefônicas e dos bancos. A medida visa reduzir as perdas financeiras e dores de cabeça decorrentes de roubos e furtos de aparelhos celulares.

Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, ressaltou a importância da iniciativa em suas redes sociais. Ele enfatizou que o aplicativo será disponibilizado nas lojas de aplicativos a partir de amanhã, facilitando o acesso dos cidadãos à ferramenta de segurança.

A nova plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, afirmou que os celulares roubados se tornarão “pedaços de metal inúteis” após o bloqueio, destacando a rapidez e eficiência do sistema.

Cappelli explicou que, com apenas um clique, a vítima poderá enviar um aviso simultâneo para a Anatel, os bancos, as operadoras de telefonia e outros aplicativos, reforçando o compromisso do governo em agilizar o processo de bloqueio e minimizar o impacto de roubos e furtos de celulares para a população.

A medida representa um avanço significativo na segurança dos usuários de telefonia móvel e é mais um exemplo das inovações tecnológicas que estão sendo implementadas em benefício da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo