Semana de festividades e fatos históricos marca despedida de 2024, com homenagens a artistas e episódios da Ditadura Militar

Ao nos despedirmos de 2024, relembramos a última semana do ano, marcada por eventos importantes e significativos. O destaque principal, como não poderia deixar de ser, foi o Natal, considerado a data mais importante para o Cristianismo, com relevância cultural, de solidariedade e econômica. A importância do Natal já foi tema de diversos conteúdos veiculados pela EBC ao longo dos anos.

Além das festividades natalinas, a semana também marcou o aniversário de 75 anos do treinador e ex-futebolista fluminense Joel Santana, conhecido por seus títulos e por sua figura folclórica. O “Papai Joel” já participou de programas da EBC, como o “No Mundo da Bola”, em que relembrou sua trajetória, em uma entrevista veiculada na TV Brasil e na Rádio Nacional.

Outros destaques da semana incluem a morte do pintor, escultor, gravador e ceramista catalão Joan Miró, ícone do Surrealismo, que teve sua trajetória contada no programa “História Hoje” da Radioagência Nacional. No dia 29 de dezembro, também é um dia de recordar o artista plástico paulista Cândido Portinari, que completaria 120 anos se estivesse vivo. Um dos maiores pintores da história do Brasil, ele é o autor de painéis como o “Guerra e Paz”.

Além disso, a última semana do ano é marcada por episódios da época da Ditadura Militar no Brasil. No dia 27 de dezembro, completa-se 55 anos da prisão dos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, devido aos efeitos do AI-5. Há 45 anos, nos dias 29 e 30 de dezembro, eventos importantes relacionados à Ditadura também marcaram a transição para o regime democrático no Brasil.

Nesta semana, também foram celebrados os aniversários de outras personalidades, como o automobilista suíço e co-fundador da Chevrolet Motor Car Company, Louis Chevrolet; o ator, cineasta e empresário Gérard Depardieu, e o matemático húngaro de origem judaica, naturalizado estadunidense John von Neumann.

Em resumo, a última semana de 2024 foi marcada por uma variedade de eventos, desde celebrações festivas até momentos históricos e significativos. Esperamos que 2025 traga ainda mais momentos marcantes e importantes para serem relembrados no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo