Rio de Janeiro registra segunda maior sensação térmica do verão, chegando a 53,4°C nesta quinta-feira

A cidade do Rio de Janeiro enfrentou uma situação de extremo calor na manhã desta quinta-feira (11), com a sensação térmica atingindo a marca de 53,4 graus Celsius, de acordo com informações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Esse número representa a segunda maior sensação térmica registrada durante esse verão.

No entanto, o dia mais quente da estação continua sendo o feriado de Natal, no dia 25 de dezembro, quando a sensação térmica chegou a incríveis 55°C. No caso desta quinta-feira, assim como no dia mais quente do verão, o bairro com a maior sensação térmica foi Guaratiba, localizado na zona oeste da cidade, e o recorde foi registrado na parte da manhã.

A sensação térmica é um parâmetro que combina a temperatura e a umidade do ar, sendo que quanto mais elevadas forem essas variáveis, maior será a sensação térmica. Diante da previsão de um dia de calor intenso, a prefeitura recomendou que a população bebesse bastante água, utilizasse roupas leves e protetor solar, além de evitar atividades físicas ao ar livre das 10h às 16h. Uma alimentação saudável, com o consumo de frutas, legumes e verduras, também foi destacada como um ponto importante para se proteger do calor.

Além disso, a cidade do Rio de Janeiro enfrentou instabilidades no tempo, devido a instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera. O dia, que começou ensolarado, teve previsão de céu parcialmente nublado a nublado, com a possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas durante a tarde e noite.

Esses eventos climáticos extremos têm chamado a atenção das autoridades, que buscam meios de precaução para proteger a população. Ações de conscientização e orientação sobre como lidar com as altas temperaturas estão sendo divulgadas para garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos diante dessas condições climáticas desafiadoras.

Portanto, diante desse panorama, a população do Rio de Janeiro deve estar atenta e adotar medidas de proteção para minimizar os impactos causados por esse calor intenso e pelas mudanças climáticas que afetam a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo