Lei sancionada prevê utilização do CPF como número único de identificação em substituição ao RG

A partir de agora, o CPF passará a ser utilizado como número único de identificação no Brasil, em substituição ao RG. A mudança foi prevista na Lei 14.534/2023, sancionada em 11 de janeiro de 2023, que definiu um prazo de 12 meses para que os estados se preparassem para a implementação desse novo sistema.

O projeto que originou essa lei, conhecido como PL 1422/2019, foi proposto pelo deputado Felipe Rigoni, do PSB-ES, e teve a relatoria de Esperidião Amin, do PP-SC, no Senado. De acordo com Amin, a mudança facilitará a vida do brasileiro, tornando todo o processo de identificação mais prático e eficiente.

Com essa nova medida, o CPF se tornará o documento principal para a identificação dos cidadãos em todo o território nacional. Isso representa um marco na legislação brasileira, com o objetivo de modernizar e simplificar os procedimentos de identificação civil, trazendo mais agilidade e segurança para todos os envolvidos.

A substituição do RG pelo CPF como número de identificação único trará uma série de benefícios para os brasileiros. Além de tornar mais ágil e prático o processo de identificação, a medida também contribuirá para evitar fraudes e garantir mais segurança nas transações e serviços prestados pelos órgãos públicos e empresas privadas.

Com a implementação eficaz desse novo sistema, a tendência é que haja uma redução significativa nas burocracias enfrentadas pelos cidadãos em seu dia a dia. A unificação do CPF como documento de identificação é um passo importante para modernizar as práticas burocráticas no país, trazendo mais comodidade e segurança para a população.

A mudança para o CPF como documento único de identificação sinaliza um avanço no que diz respeito à inovação e modernização dos sistemas governamentais. Com essa medida, o Brasil se alinha a outros países que já adotam práticas semelhantes, buscando oferecer um serviço mais eficiente e seguro para seus cidadãos.

Portanto, a incorporação do CPF como documento de identificação único representa um marco na legislação brasileira, trazendo consigo a promessa de facilitar o dia a dia dos cidadãos e contribuir para a modernização dos processos burocráticos em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo