Ministra garante lisura e segurança no Concurso Público Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou em uma entrevista coletiva realizada em Brasília, que uma rede coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, está trabalhando para garantir a lisura do Concurso Público Nacional Unificado, conhecido popularmente como o “Enem dos Concursos”.

Durante a entrevista, a ministra ressaltou a importância da atuação conjunta de diversos órgãos de segurança, tanto a nível federal quanto estadual, com o objetivo de evitar fraudes no processo de realização das provas. A rede conta com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), polícia militar, polícia civil, bombeiros e Defesa Civil.

O foco principal da atuação desta rede é garantir igualdade de condições para todos os candidatos que participarão do concurso, assegurando que o processo de realização das provas seja transparente e seguro. A ministra destacou a importância de proporcionar uma experiência tranquila e justa para todos os inscritos, evitando questionamentos e problemas.

Além disso, Esther Dweck ressaltou a experiência adquirida pelo governo federal na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao longo dos anos, o que contribuiu significativamente para o planejamento e realização do Concurso Público Nacional Unificado. Ela afirmou que toda a expertise adquirida com o Enem está sendo aplicada no novo certame, o que contribuirá para minimizar possíveis contratempos e assegurar a realização de um concurso eficiente.

A ministra encerrou a entrevista enfatizando que o Concurso Público Nacional Unificado recebeu da experiência do Enem a inspiração para realizar um processo amplo e eficaz. Ela reforçou a ideia de que toda a segurança e lisura no processo se tornaram prioridades para garantir que não haja questionamentos sobre a validade e transparência do concurso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo