Museu Sinagoga Kahal Zur Israel abre suas portas em homenagem às vítimas do Holocausto em evento com formato especial

No último sábado (27), o Museu Sinagoga Kahal Zur Israel abriu suas portas para uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data, estabelecida pela Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, marca a libertação, em 1945, das tropas soviéticas do maior campo de concentração nazista, Auschwitz-Birkenau, na Polônia, ao final da Segunda Guerra Mundial.

O evento contou com uma visita livre e guiada à sinagoga, localizada na Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife. Durante a ocasião, Jader Tachlitsky, coordenador de comunicação da Federação Israelita de Pernambuco, destacou a importância de não esquecer o genocídio em massa que marcou a história da humanidade.

Tachlitsky lembrou que 6 milhões de judeus foram assassinados, dois terços dos judeus da Europa, pelo regime nazista. Ele expressou seu desejo de que a lembrança desse evento sirva como um alerta contra a repetição de atrocidades similares no futuro.

Outro aspecto importante ressaltado por Tachlitsky foi a continuidade de desafios relacionados à discriminação e à intolerância no mundo contemporâneo. Para ele, é essencial coibir a ação de grupos que propagam ideais discriminatórios e educar as novas gerações para que compreendam o significado do Holocausto e trabalhem em prol de uma sociedade mais inclusiva.

Uma das visitantes, Paula Shinozaki, compartilhou a emoção de visitar a sinagoga durante a homenagem às vítimas do Holocausto. Ela destacou a importância de lembrar o passado e trabalhar incansavelmente pela tolerância e pela paz.

Além disso, Shinozaki ressaltou que é fundamental não esquecer a diversidade das vítimas do regime nazista, incluindo judeus, ciganos, testemunhas de Jeová, negros, homossexuais, dissidentes políticos e pessoas com deficiência.

O dia em memória das vítimas do Holocausto serve como um lembrete constante da necessidade de combater a discriminação e a intolerância em todas as suas formas, garantindo que tais atrocidades jamais se repitam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo