Estudo aponta causas da gordura abdominal e os principais tratamentos para combatê-la, publicado na revista BWS Journal.

Recentemente, uma revisão de estudos publicada na revista eletrônica BWS Journal reuniu dados de artigos, produzidos entre 2010 e 2020, sobre o acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo, listando suas causas e principais tratamentos utilizados para esta condição. Esse acúmulo de gordura, conhecido como adiposidade ou lipodistrofia localizada, acontece quando há excesso de gordura em partes específicas do corpo, como a região do abdômen, quadril ou pernas.

Diversos fatores podem ocasionar o excesso de gordura abdominal, como fatores genéticos, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, desequilíbrios hormonais e estresse, de acordo com a opinião da doutora Ana Carulina Moreno, dermatologista da Barra da Tijuca especialista em estética avançada. A especialista ressalta também que uma alimentação rica em carboidratos simples e gorduras saturadas, combinada com baixa atividade física, são fatores significativos para a aparição da adiposidade localizada.

No entanto, existem diversas possibilidades de tratamento para a redução do excesso de gordura no abdômen. Entre eles, destacam-se os invasivos, como a abdominoplastia e a lipoaspiração, realizados por cirurgiões plásticos, e os não invasivos, que proporcionam menor risco aos pacientes. Tratamentos não invasivos, como a criolipólise, a radiofrequência e ultrassom macrofocado utilizam tecnologias avançadas para reduzir as células de gordura.

Moreno explica que a redução da gordura abdominal não é apenas uma questão estética, mas também de saúde, já que a gordura acumulada nesta região, principalmente a gordura visceral, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras condições de saúde. Nesse sentido, a especialista ressalta a importância de adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e atividade física regular, como medidas fundamentais para a prevenção e tratamento da gordura abdominal.

Além disso, um dos tratamentos para combater a gordura visceral é o tratamento com campo eletromagnético, que é realizado por meio da energia eletromagnética focada de alta intensidade, distribuída simultaneamente em dois aplicadores que são posicionados na área que necessita ser tratada. Dessa forma, o estudo reforça a necessidade de tratar a gordura localizada, não apenas visando a melhoria estética, mas também a saúde e bem-estar do paciente. Com a ampliação do conhecimento sobre as causas e tratamentos da adiposidade, é possível desenvolver medidas mais eficazes para combater essa condição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo