Receita Federal paga R$800 milhões em restituição do Imposto de Renda para mais de 300 mil contribuintes nesta quarta-feira

A Receita Federal realiza nesta quarta-feira (31) o pagamento do lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do mês de janeiro. De acordo com a Receita, o montante a ser distribuído é de R$ 800 milhões, destinado a 306.224 contribuintes que estavam retidos na malha fina em anos anteriores e regularizaram as pendências com o Fisco.

Os valores serão depositados na conta bancária informada pelos contribuintes na declaração do Imposto de Renda. Dentre os beneficiados, 8.613 são idosos acima de 80 anos, 67.695 têm idade entre 60 e 79 anos, 6.403 possuem alguma deficiência física ou mental ou sofrem de moléstia grave, e 20.258 têm como principal fonte de renda o magistério, sendo considerados prioritários pela legislação.

Além disso, 128.138 contribuintes sem prioridade legal também serão contemplados nesse lote, por terem optado pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via PIX. Por fim, outros 75.117 contribuintes não prioritários estão incluídos no pagamento.

A consulta sobre a situação da restituição pode ser feita no site da Receita Federal na internet, através do portal “Meu Imposto de Renda”, ou ainda pelo aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis. Aqueles que não encontrarem seus nomes na lista de beneficiados devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração, podendo ainda realizar a entrega de uma declaração retificadora, caso haja alguma pendência.

Caso o crédito não seja realizado na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá, então, reagendar o crédito dos valores através do Portal do Banco do Brasil ou ligando para a Central de Relacionamento BB.

Após o prazo de um ano, caso o valor da restituição não seja resgatado, o contribuinte deverá requerer o valor no Portal e-CAC da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos e clicando na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

O pagamento do lote residual de restituição do Imposto de Renda representa uma oportunidade para que milhares de contribuintes regularizem sua situação fiscal e recebam os valores devidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo