Febraban disponibiliza dicas para evitar golpes e aproveitar o Carnaval com segurança.

Para garantir que os foliões tenham um carnaval seguro e não caiam em golpes durante a festa, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou algumas dicas importantes para a população. Durante a aglomeração típica desse período, criminosos aproveitam a distração das pessoas para furtar celulares e aplicar golpes, como o chamado “golpe da maquininha”.

Segundo a instituição, os golpistas agem de forma coordenada e, em alguns casos, aproveitam que a pessoa digita a senha na maquininha para trocar o cartão na hora de devolvê-lo. Com posse do cartão e da senha, eles realizam compras utilizando o dinheiro da vítima. Por isso, a Febraban ressalta a importância de prestar muita atenção ao realizar pagamentos com cartão em locais aglomerados, bem como conferir se o campo de senha da maquininha mostra apenas asteriscos, recusar fazer pagamentos se o visor estiver danificado e sempre inserir o cartão na máquina osmeom, além de verificar se o cartão devolvido é realmente o seu.

Além disso, a Febraban orienta os foliões a pedir o comprovante impresso da transação ou verificar se o valor está correto nas mensagens SMS do aplicativo do banco, especialmente quando o pagamento é feito via QR Code ou transferência. A instituição também alerta para os cuidados com a segurança dos celulares, enfatizando a importância de proteger as senhas e não armazená-las em locais de fácil acesso para os criminosos.

No que diz respeito ao uso do aplicativo do banco, a Febraban destaca a possibilidade de configurar o limite de transferência via Pix para ajudar na gestão e controle das transações financeiras diárias. Da mesma forma, a instituição ressalta a importância de conferir com atenção todos os dados de pagamento ao usar o QR Code antes de efetuar a transferência.

A Febraban também menciona a parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para a integração dos bancos na ferramenta Celular Seguro, que visa proteger os dados e informações pessoais nos smartphones e impedir que criminosos façam uso indevido dessas informações. No entanto, a instituição reforça que os clientes devem tomar cuidados básicos para não caírem em golpes, como guardar bem seus pertences e nunca anotar senhas em locais acessíveis para os criminosos.

Portanto, diante dessas orientações, os foliões devem ficar atentos e seguir as dicas da Febraban para aproveitar o carnaval com segurança e evitar cair em golpes durante a festa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo