Derramamento de óleo ameaça carnaval em Trinidad e Tobago e país pode pedir ajuda internacional para conter a tragédia.

O famoso carnaval de Trinidad e Tobago pode estar em perigo devido a um derramamento de óleo que poluiu 15 quilômetros de praias da região. O derramamento de óleo foi causado por um navio que naufragou próxima à costa da ilha de Tobago, há quase uma semana. As autoridades do país suspeitam que o navio, identificado como Gulfstream, foi abandonado para afundar, já que nenhum pedido de socorro foi recebido.

O óleo derramado não para de se alastrar, atingindo águas internacionais e afetando a costa sudoeste de Tobago, inclusive praias que estavam preparadas para receber visitantes durante o carnaval. O primeiro-ministro Keith Rowley informou que o desastre está classificado em nível 2, mas há possibilidade de elevá-lo para nível 3 caso as autoridades locais não consigam controlar o vazamento.

O governo do país está considerando pedir ajuda internacional, principalmente para esvaziar a embarcação que está vazando óleo. A situação ainda está sendo avaliada, mas o primeiro-ministro deixou claro que o país pode requerer ajuda externa para lidar com a tragédia. Ainda não se sabe o que a embarcação levava, mas suspeita-se que o Gulfstream estava carregado com madeira e areia.

A preocupação com a contaminação de peixes e do suprimento de comida para a região é evidente, e desde o início do desastre, moradores têm se voluntariado para limpar as praias afetadas. O número de voluntários aumentou para cerca de mil após o governo reforçar a convocação. Além disso, o Escritório Regional das Nações Unidas em Trinidad e Tobago, juntamente com agências das Nações Unidas, estão mobilizando recursos de programas regionais para prestar assistência aos esforços de limpeza.

O Itamaraty também informou que está em contato com autoridades do país para examinar possibilidades de assistência para conter os danos provocados pelo vazamento de óleo. A situação ainda está em andamento e medidas estão sendo tomadas para conter o impacto do desastre ambiental que pode prejudicar não só as praias de Trinidad e Tobago, mas também o seu famoso carnaval.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo