Ministério da Justiça e Segurança Pública modernizará sistema de videomonitoramento após fuga de presos em Mossoró (RN)

Após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na madrugada desta quarta-feira (14), o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou medidas para aumentar a segurança nas unidades prisionais federais. A modernização do sistema de videomonitoramento, o controle de acesso com reconhecimento facial e a ampliação dos sistemas de alarmes e sensores de presença são algumas das ações anunciadas pelo ministro Ricardo Lewandowski na quinta-feira (15). Além disso, o governo pretende construir muralhas em todos os presídios federais e reforçar o sistema prisional federal com a nomeação de 80 policiais penais federais aprovados em concurso público.

Para apurar as causas da fuga, estão sendo realizados dois tipos de investigação: uma de caráter administrativo para apurar responsabilidades disciplinares e um inquérito policial aberto no âmbito na Polícia Federal para apurar eventual responsabilidade de natureza criminal e a participação de pessoas que possam ter facilitado a fuga dos dois detentos. Trezentos policiais estão atuando desde a quarta-feira na busca pelos fugitivos, utilizando também três helicópteros e drones para auxiliar na procura.

Os presos utilizaram ferramentas encontradas dentro do presídio para escapar. Segundo o ministro, a unidade estava passando por uma reforma interna e os equipamentos não foram guardados adequadamente, facilitando o acesso dos detentos. Em função disso, o ministro determinou o afastamento da direção da Penitenciária Federal em Mossoró e nomeou um interventor para a unidade prisional potiguar. A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) também foram acionadas.

Os dois fugitivos foram incluídos no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol e no sistema de proteção de fronteiras, numa tentativa de evitar a fuga para outros países. A situação fez com que o governo tomasse uma série de medidas para reforçar a segurança nas penitenciárias federais em funcionamento no Brasil, reforçando o compromisso com a sociedade de manter a ordem e segurança no sistema prisional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo