Pesquisa do Procon-RJ revela variação de até 276,19% nos preços de exames para detecção da dengue em laboratórios do Rio de Janeiro.

Uma pesquisa realizada por agentes do Procon-RJ em dez laboratórios que oferecem exames para detecção do vírus da dengue revelou uma variação impressionante nos preços dos procedimentos. A variação máxima encontrada foi de 276,19%, enquanto a mínima foi de 42,17%. Os laboratórios visitados estão localizados na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro, e a fiscalização ocorreu na segunda-feira (19) e terça-feira.

O presidente do Procon-RJ, autarquia de proteção e defesa do consumidor do estado do Rio de Janeiro, Cássio Coelho, afirmou que as informações coletadas pelos agentes serão analisadas minuciosamente. Ele ressaltou que, caso sejam identificadas violações ao Código de Defesa do Consumidor, as empresas responsáveis serão multadas. Coelho também destacou que o Procon-RJ está atento às variações de preços dos exames para detecção do vírus da dengue e que notificará fornecedores e laboratórios em caso de aumentos excessivos.

Além da pesquisa sobre os exames para detecção da dengue, o Procon-RJ está realizando uma investigação sobre os preços dos repelentes. Cássio Coelho revelou que variações consideráveis foram encontradas nos preços dos produtos na mesma região, com uma oscilação de até 66,11% em um mesmo item. Ele enfatizou que o objetivo da pesquisa é analisar os preços praticados desde dezembro de 2023 até o momento, e que a autarquia não tem a atribuição de tabelar preços, pois a economia se baseia na livre iniciativa e na liberdade econômica.

No entanto, Coelho deixou claro que, com base no Código de Defesa do Consumidor, o Procon atuará em situações excepcionais que envolvam aumentos injustificados. Ele destacou que produtos essenciais, como os repelentes, não podem ter aumentos desproporcionais visando apenas o lucro. O presidente do Procon-RJ enfatizou que a autarquia não tolerará condutas abusivas por parte dos fornecedores e que irá emitir notificações e solicitar informações para ajudar os consumidores a identificar os locais com preços mais acessíveis.

Diante disso, o Procon-RJ está empenhado em proteger os consumidores e garantir que não sejam explorados por práticas abusivas nos preços de exames para detecção do vírus da dengue e nos repelentes. A autarquia está comprometida em investigar e fiscalizar as variações de preços, agindo com rigor caso seja identificado um aumento abusivo. Por meio do Whatsapp e do site do Procon-RJ, os consumidores podem fazer denúncias sobre preços abusivos cobrados por laboratórios para o exame de dengue, demonstrando uma abordagem proativa para lidar com a questão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo