Homem é surpreendido por encontrar larvas sob a pele do rosto após sentir inchaço nos lábios e nariz.

Um homem residente da cidade de Jacksonville, na Flórida (EUA), teve um episódio medicamente curioso no início de fevereiro, que chamou a atenção da equipe médica de plantão. Após sentir inchaço no rosto e nos lábios, o paciente decidiu buscar atendimento hospitalar e, para a surpresa de todos, descobriu-se que o incômodo era provocado por larvas, pois cerca de 100 delas tiveram que ser removidas do nariz e do rosto do homem. O caso intrigante revela uma situação alarmante, que levou a uma rápida intervenção médica.

De acordo com registros médicos, o homem vinha sofrendo com um problema de saúde não especificado desde outubro de 2023. No entanto, devido aos altos custos do sistema de saúde padronizado dos Estados Unidos, muitos cidadãos acabam adiando visitas ao hospital até que a condição se torne insuportável, optando por tratamentos paliativos em casa. Foi apenas após quatro meses do início dos sintomas que um sangramento nasal levou o cidadão a buscar atendimento especializado.

A equipe médica responsável pelo caso revelou a preocupação por conta da localização dos insetos, que estavam próximos à base do crânio e poderiam ter causado complicações mais graves, inclusive levado à morte. O paciente, que já havia passado por uma cirurgia para a remoção de um tumor nasal 30 anos atrás, possuía aberturas na cavidade nasal e um sistema imunológico enfraquecido, o que pode ter facilitado a infestação das larvas.

Felizmente, o homem recebeu tratamento adequado, incluindo um enxágue antiparasitário especial para o nariz, e está em processo de recuperação. As larvas foram enviadas para análise de um epidemiologista para identificação, e o paciente levantou a hipótese de que a infestação possa ter ocorrido após o manuseio de peixes. A situação, sem dúvida, coloca em destaque a uma realidade preocupante do sistema de saúde nos Estados Unidos, levantando questões sobre o acesso e tratamento oportuno para diversos pacientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo