Proposta de Lei visa forçar conclusão de obras inacabadas em cidades brasileiras, com penalidades aos proprietários e proibição de novas licitações.

O deputado José Medeiros, do partido PL-MT, apresentou o Projeto de Lei 4827/23 na Câmara dos Deputados, com o objetivo de alterar duas leis, o Estatuto da Cidade e a nova Lei de Licitações, a fim de incentivar a conclusão de obras inacabadas nas cidades do Brasil. A proposta abrange tanto obras públicas quanto privadas e está em fase de análise no Congresso.

Segundo o texto do projeto, um imóvel será considerado subutilizado, conforme previsto na Constituição e regulamentado pelo Estatuto da Cidade, caso uma obra iniciada não seja concluída dentro de um prazo de 10 anos. Caso a proposta seja aprovada, a lei municipal poderá determinar penalidades ao proprietário do imóvel que não tenha finalizado a obra.

Além disso, o projeto proíbe a realização de novas licitações no município para obras que tenham ultrapassado o prazo de execução previsto. O deputado José Medeiros defende a importância de dispositivos legais que incentivem tanto particulares quanto o poder público a finalizarem obras iniciadas.

O próximo passo para o projeto é sua análise pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado nessas comissões, o projeto seguirá em tramitação parlamentar até sua eventual votação no Plenário.

A proposta tem o objetivo de combater a problemática das obras inacabadas nas cidades brasileiras, o que gera desperdício de recursos públicos e prejudica a qualidade de vida da população. A expectativa é que, com a aprovação e implementação da lei proposta, haja uma maior efetividade na conclusão de obras e na utilização adequada dos espaços urbanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo