Aumento da gasolina em Cuba em 500% entra em vigor na sexta-feira; População teme aumento nos preços e enfrenta preocupações.

O aumento da gasolina em Cuba em mais de 500% é uma medida que entrará em vigor na sexta-feira, 1º de março, segundo informações do Governo divulgadas nesta quarta-feira (28). O ministro das Finanças e dos Preços, Vladimir Regueiro, também confirmou que haverá um aumento de 25% nas tarifas de eletricidade para os setores de maior consumo, como parte de um conjunto de medidas anunciadas em dezembro visando reduzir o déficit fiscal do país em 2024.

De acordo com o jornal Granma, a atualização dos preços de varejo dos combustíveis começará em março, juntamente com o aumento da tarifa de energia elétrica para consumidores que ultrapassam os 500 quilowatts/hora. Essas medidas têm causado grande preocupação na população cubana, que teme o reflexo do aumento dos preços no país.

O adiamento da entrada em vigor do aumento da gasolina, que estava inicialmente prevista para janeiro, foi justificado pelo governo cubano como resultado de um incidente de cibersegurança nos sistemas informáticos. Na mesma semana, o ministro da Economia, Alejandro Gil, foi demitido, pois havia admitido que o governo não poderia continuar subsidiando os combustíveis.

A crise crônica de combustíveis em Cuba se agravou em abril de 2023, e o presidente Miguel Díaz-Canel atribuiu tal situação ao descumprimento de compromissos por parte dos países que fornecem petróleo à ilha. O mau funcionamento cibernético foi resolvido, conforme afirmou a autoridade nesta quarta-feira.

É importante ressaltar que essas medidas têm impacto direto no cotidiano dos cubanos, que já enfrentam dificuldades econômicas e serão afetados pelo aumento dos preços da gasolina e da tarifa de energia elétrica. A população aguarda com apreensão as mudanças que entrarão em vigor a partir de março, buscando se adaptar a essa nova realidade econômica do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo