Execução adiada em Idaho e controversa no Texas: Homem evita pena capital por falta de veia, enquanto outro é executado apesar de clamar inocência

Na noite da quarta-feira (28), nos Estados Unidos, duas execuções chamaram a atenção de todo o país. Enquanto um homem condenado à morte em Idaho escapou da pena capital por conta de dificuldades em encontrar uma veia para aplicar a injeção letal, outro, no Texas, foi executado mesmo clamando por sua inocência.

Iván Cantú, de 50 anos, foi executado no Texas por ter sido condenado em 2001 pelos assassinatos de seu primo James Mosqueda e da noiva deste, Amy Kitchen. No entanto, momentos antes de receber a injeção letal, Cantú afirmou: “Nunca matei James e Amy”. Apesar das declarações, as autoridades estaduais rejeitaram os pedidos de clemência, ignorando as possíveis evidências de uma nova investigação do caso.

Entre os fatos apresentados durante o julgamento, encontrava-se uma calça jeans com sangue das vítimas, que foi descoberta na lixeira da cozinha de Cantú. Os advogados de defesa argumentaram que a namorada do réu na época mentiu e que outra pessoa teria colocado a peça de roupa no local para incriminá-lo.

Mesmo com diversos apelos, incluindo de figuras públicas como Jane Fonda e Kim Kardashian, a execução de Cantú prosseguiu, gerando debates e questionamentos sobre a justiça no sistema penal dos Estados Unidos. A Conferência dos Bispos Católicos do Texas também pediu a suspensão da execução devido às incertezas no caso.

Em contrapartida, em Idaho, a execução de um assassino em série, Thomas Creech, foi cancelada após diversas tentativas fracassadas de inserir acesso intravenoso para a administração da substância letal. Creech, que permaneceu no corredor da morte por mais de 40 anos, seria a primeira pessoa executada em Idaho em mais de uma década.

Esses eventos ressaltam a complexidade e controvérsia em torno da pena de morte nos Estados Unidos, levantando questões sobre justiça, equidade e eficácia do sistema criminal do país. A execução adiada de Creech e a execução de Cantú são reflexos de um debate ainda em curso na sociedade americana sobre os limites e as consequências da punição máxima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo