Maduro propõe “solução pacífica” em disputa territorial com Guiana Irfaan Ali após novo encontro de diálogo.

O encontro entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, nesta sexta-feira (1º), marcou mais um capítulo na disputa territorial que ambos os países mantêm há mais de um século. Em uma tentativa de buscar uma solução pacífica para o conflito, Maduro propôs uma abordagem diplomática e conciliatória.

Durante o tête-à-tête, Maduro destacou a importância de aprofundar o diálogo e reativar o Acordo de Genebra, visando encontrar uma solução diplomática para as diferenças territoriais existentes desde o século XIX. O encontro entre os líderes ocorreu durante a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em São Vicente e Granadinas, onde a mediação desta organização foi elogiada por ambos os presidentes.

O clima do encontro foi mais descontraído em relação a encontros anteriores, com trocas de presentes entre Maduro e Ali. O presidente da Guiana presenteou Maduro com uma garrafa de rum e uma medalha de seu país, enquanto o líder venezuelano retribuiu com uma caixa cheia de produtos venezuelanos. “Paz e amor!”, exclamou Maduro em inglês, em um gesto de boa vontade.

A tensão entre Venezuela e Guiana gerou preocupações regionais, especialmente diante da riqueza petrolífera da região disputada, que é administrada pela Guiana. A Venezuela se baseia no Acordo de Genebra, assinado em 1966, para reivindicar o território, enquanto a Guiana busca ratificar as fronteiras estabelecidas por um laudo arbitral de 1899 na Corte Internacional de Justiça.

Após um referendo na Venezuela em 2023 e a presença de um navio de guerra britânico em águas guianesas, a situação se agravou. No entanto, o novo encontro entre Maduro e Ali indica uma disposição mútua para buscar uma resolução pacífica e diplomática para a disputa territorial, visando a estabilidade na região e o bem-estar dos povos dos dois países.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo