Compromisso pessoal de Biden para trazer jornalista preso na Rússia há quase um ano para casa fortalece as negociações de troca de prisioneiros.

Quase um ano se passou desde a prisão do jornalista americano Evan Gershkovich na Rússia, acusado de espionagem, e o presidente Joe Biden tem se comprometido de forma pessoal em trazê-lo de volta para casa. Os pais de Evan estão mais confiantes do que nunca nesse compromisso do líder americano e acreditam que ele será libertado em breve.

O governo dos Estados Unidos considera a prisão de Gershkovich injusta, uma vez que o jornalista estava apenas fazendo seu trabalho como correspondente do The Wall Street Journal. As negociações em andamento buscam uma troca de prisioneiros entre Washington e Moscou, visando a libertação de Evan.

Em uma reunião com a família de Evan no ano passado, Biden prometeu fazer tudo que estivesse ao seu alcance para trazer o jornalista de volta para casa. Essa promessa foi fundamental para dar esperança aos pais de Evan, Mikhail Gershkovich e Ella Milman, que estão angustiados com a situação.

Evan Gershkovich, de 32 anos, foi preso em 2023 enquanto fazia uma reportagem na Rússia. O presidente Vladimir Putin expressou sua disposição em libertá-lo em uma troca de prisioneiros com os EUA, mas os esforços para isso foram interrompidos pela morte de Alexei Navalny na prisão.

Apesar da incerteza, a família de Evan mantém a esperança e se mantém forte pela liberdade do jornalista. Criado em um ambiente russo, Evan sempre explorou suas raízes e decidiu viver na Rússia para trabalhar como jornalista, cobrindo questões políticas e sociais.

A acusação de espionagem contra Gershkovich é vista como injusta e sem provas sólidas. Se condenado, ele pode enfrentar até 20 anos de prisão, tornando-se o primeiro jornalista ocidental acusado de espionagem desde o fim da União Soviética. As próximas etapas desse caso ainda são incertas, mas a família de Evan permanece esperançosa de que ele retornará em breve para casa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo