Fim do Perse: Senado debate consequências para setor hoteleiro em sessão temática com senador Veneziano Vital do Rego.

Nesta terça-feira (5), o Senado Federal realizou uma sessão temática para debater as consequências do fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos – Perse para os estabelecimentos hoteleiros. O Perse, criado pela Lei 14.148/2021, tinha o objetivo de compensar os impactos negativos causados pelas medidas restritivas adotadas durante a pandemia de covid-19. No entanto, o governo federal decidiu encerrar o programa por meio da Medida Provisória da desoneração, a MPV 1202/2023.

O autor do requerimento para a realização da sessão, o senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), expressou a necessidade de obter mais informações e esclarecimentos sobre os valores da renúncia fiscal relacionados ao Perse. A decisão do governo de extinguir o programa levantou questionamentos e preocupações no setor hoteleiro, que contava com o Perse como um meio de auxílio para a retomada das atividades e recuperação econômica.

Durante o debate no Senado, parlamentares e representantes do setor hoteleiro expuseram suas opiniões e argumentos em relação ao impacto do fim do Perse. Alguns senadores destacaram a importância de manter apoio financeiro às empresas do ramo de eventos e turismo, especialmente em um momento de recuperação econômica após os desafios enfrentados durante a pandemia.

A necessidade de encontrar alternativas para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento do setor hoteleiro foi enfatizada ao longo da sessão. Além disso, houve discussões sobre a possível elaboração de novas medidas de apoio e incentivo por parte do poder público, a fim de minimizar os impactos causados pelo encerramento do Perse e promover a sustentabilidade dos estabelecimentos afetados.

Em resumo, a sessão temática no Senado sobre o fim do Perse no setor hoteleiro serviu não apenas para debater as consequências da medida, mas também para chamar a atenção para a importância de políticas públicas eficazes e sustentáveis que auxiliem na recuperação econômica e no fortalecimento dos negócios afetados pela pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo