Costa Rica apreende 2,5 toneladas de cocaína em lancha interceptada no Caribe, perto de Moín, segunda maior apreensão de 2024.

Autoridades da Costa Rica realizaram uma importante apreensão de drogas nesta quinta-feira (7), interceptando uma lancha no mar do Caribe carregada com 2,5 toneladas de cocaína. O Ministério da Segurança Pública divulgou a operação bem-sucedida, que resultou na interceptação da embarcação a cerca de 30 quilômetros da costa de Moín, na província de Limón.

Segundo o vice-ministro da Segurança Pública, Manuel Jiménez, a ação foi realizada pelo Serviço Nacional de Guarda Costeira, que encontrou 88 sacos contendo a droga ilícita. Além disso, foram detidas cinco pessoas de nacionalidade nicaraguense e uma pessoa de nacionalidade colombiana.

Essa apreensão é considerada a segunda maior realizada pelas autoridades costarriquenhas até o momento em 2024. No ano anterior, em 2023, as autoridades da Costa Rica já haviam apreendido um total de 21,3 toneladas de cocaína e 21,7 toneladas de maconha, de acordo com informações do Instituto Costarriquenho sobre Drogas (ICD).

A quantidade expressiva de drogas apreendidas demonstra a importância e eficácia do trabalho das autoridades no combate ao tráfico de entorpecentes na região. Essas operações são fundamentais para desarticular organizações criminosas e promover a segurança pública no país.

A coordenada atuação da Guarda Costeira e demais órgãos de segurança tem sido fundamental para o combate ao narcotráfico na Costa Rica. A apreensão das 2,5 toneladas de cocaína representa mais um golpe nas atividades ilícitas e reforça o compromisso das autoridades em proteger a sociedade e combater o tráfico de drogas em território costarriquenho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo