Outono chega com máximas altas e previsão de El Niño prolongado aumentando a temperatura em Pernambuco.

Nesta quarta-feira (20), o Hemisfério Sul se despede do verão e dá as boas-vindas ao outono. Em Pernambuco, estado conhecido pelas altas temperaturas, a transição de estação é marcada pela diminuição da média de temperatura. Apesar disso, a expectativa é de que este outono seja mais quente do que o normal, devido aos impactos de El Niño.

O Recife tem registrado sensação térmica próxima aos 40ºC nos dias mais quentes, e a previsão é de que as máximas ainda se mantenham elevadas para os padrões do outono. Os temporais, que vêm se tornando mais frequentes, não estão descartados pela previsão meteorológica.

De acordo com o gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira, as temperaturas máximas podem chegar a 32ºC, até 2ºC acima da média histórica para esta época do ano na região litorânea do Estado.

Além disso, neste período, a previsão é de uma diminuição gradativa das chuvas no Sertão e um aumento da precipitação no Litoral, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. O outono compreende boa parte da quadra chuvosa no Litoral do Estado, período que vai de abril a julho e concentra os maiores acumulados de chuva na região.

Segundo Patrice Oliveira, eventos extremos, como chuvas intensas, vêm se tornando mais frequentes a cada ano. O aquecimento anômalo das águas do Oceano Atlântico por causa do El Niño favorece a ocorrência de precipitações na região litorânea pernambucana, podendo até superar as médias históricas.

A população deve ficar atenta para as previsões e alertas meteorológicos da Apac, que segue em plantão 24 horas, além de seguir as recomendações da Defesa Civil em caso de risco. Com a chegada do outono, a expectativa é de um período quente e com eventos climáticos mais intensos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo