Senado aprova projeto que amplia número de trabalhadores para auxiliar pessoas com deficiência na educação básica e superior.

Na última terça-feira (19), a Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 953/2022, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que visa ampliar o número de trabalhadores capacitados para auxiliar pessoas com deficiência em todos os níveis e modalidades da educação básica, profissional, tecnológica e superior. A proposta agora segue para análise na Câmara dos Deputados, a menos que haja algum recurso para que seja votada no Plenário do Senado.

O projeto de lei tem como objetivo principal garantir a inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência em instituições de ensino, proporcionando um ambiente mais acolhedor e adaptado às suas necessidades específicas. Com a aprovação pela CE, a proposta mostra-se como um avanço significativo no campo da educação inclusiva no Brasil.

A medida proposta pelo senador Rogério Carvalho é de extrema importância, pois visa assegurar os direitos e oportunidades de aprendizagem para todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas ou mentais. A ampliação do quadro de profissionais capacitados para apoiar esses estudantes é essencial para garantir uma educação de qualidade e promover a igualdade de acesso ao conhecimento.

Agora, a expectativa é de que a Câmara dos Deputados também reconheça a importância e urgência desse projeto de lei, para que ele seja aprovado e devidamente implementado em todo o território nacional. A atuação conjunta do Legislativo em prol da educação inclusiva demonstra um compromisso com a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade presente em nossa sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo