Arábia Saudita doa 40 milhões de dólares à UNRWA para ajuda humanitária em Gaza em meio a acusações de Israel.

Arábia Saudita doa 40 milhões de dólares à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos

Nesta quarta-feira (20), a Arábia Saudita anunciou uma doação de 40 milhões de dólares (equivalente a 200 milhões de reais) à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA). A situação atual da agência é delicada devido aos cortes de financiamento internacional e aos apelos de Israel por sua dissolução.

De acordo com o Centro de Ajuda e Assistência Humanitária Rei Salman (KSrelief), essa doação contribuirá para os esforços de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, possibilitando a distribuição de alimentos para mais de 250 mil pessoas e de barracas de campanha para 20 mil famílias afetadas pela guerra entre Israel e Hamas.

Abdallah al Rabeeah, chefe do KSrelief, ressaltou a importância de responder às necessidades desesperadas da população de Gaza, que segundo a ONU, está ameaçada de fome.

Por sua vez, Israel acusa a UNRWA de empregar “mais de 450 terroristas” em Gaza e alega que 12 de seus funcionários estiveram diretamente envolvidos em um ataque do Hamas em solo israelense no mês de outubro, resultando na morte de cerca de 1.160 pessoas, a maioria civis.

A agência, que conta com aproximadamente 30 mil funcionários nos territórios palestinos ocupados, assim como na Jordânia, Síria e Líbano, cortou relações com os 12 funcionários envolvidos no ataque.

O financiamento de diversos países, incluindo os Estados Unidos, foi suspenso em janeiro devido às acusações de Israel. No entanto, desde então, várias nações retomaram as doações para a UNRWA.

A importância da agência se torna evidente em Gaza, onde cerca de 32 mil pessoas, a maioria civis, foram mortas pela ofensiva militar de Israel, segundo o Ministério da Saúde do território, que é governado pelo Hamas.

Philippe Lazzarini, diretor da agência, expressou sua gratidão pela doação da Arábia Saudita, destacando que reflete a solidariedade do reino com os palestinos.

Diante dessa situação crítica, a comunidade internacional continua desempenhando um papel crucial no apoio aos refugiados palestinos e na manutenção das operações humanitárias na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo