Homem condenado à morte nos EUA será executado com injeção letal nesta quarta-feira após pedido de clemência ser negado.

O estado da Geórgia se prepara para realizar a execução de Willie Pye nesta quarta-feira, dia 20. Pye foi condenado à morte em 1996 por sequestrar, estuprar e matar sua ex-namorada, Alicia Yarbrough, em um crime brutal que chocou o país na época.

A execução de Pye será realizada por meio de uma injeção letal na prisão de Jackson, marcando a primeira vez em quatro anos que o estado da Geórgia realiza uma pena de morte. O pedido de clemência feito por Pye foi rejeitado pela Justiça na terça-feira, em um recurso de última hora.

Pye, um homem negro de 59 anos, cometeu o crime juntamente com dois cúmplices, em um ato de violência extrema contra sua ex-namorada. Após sua condenação à morte em 1996, a sentença foi anulada em 2021 devido a falhas na defesa pública de Pye. No entanto, a sentença de morte foi imposta novamente em 2022, culminando na execução marcada para esta quarta-feira.

Esta será a terceira execução realizada nos Estados Unidos este ano, um país onde a pena capital ainda é aplicada em alguns estados. Apesar da abolição da pena de morte em 23 estados e sua suspensão em outros seis, no ano passado foram registradas 24 execuções nos EUA, a maioria por meio de injeção letal.

A execução de Willie Pye levanta debates sobre a aplicação da pena de morte nos Estados Unidos e a questão dos direitos humanos. A realização dessa pena extrema evidencia a complexidade e controvérsia em torno do tema da justiça criminal e a punição para crimes hediondos como o cometido por Pye em 1993.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo