G20 debate inclusão étnico-racial para o desenvolvimento sustentável em reunião no Rio de Janeiro

Durante a reunião do grupo de trabalho sobre Desenvolvimento do G20, um dos temas debatidos foi o enfrentamento à discriminação étnico-racial para o desenvolvimento. Essa discussão ocorreu em Brasília e teve como objetivo incluir essa dimensão nas conversas sobre economia global, inclusão social e desenvolvimento sustentável, visando a realização de mudanças estruturais.

A secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial do Brasil, Roberta Eugênio, enfatizou a importância de integrar o combate ao racismo na agenda do G20. Segundo ela, a inclusão dessas dimensões está relacionada à equidade racial, especialmente em relação às pessoas negras e indígenas. Essa estratégia é vista como essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável e combater as estruturas que perpetuam a exclusão e a opressão de grupos historicamente vulneráveis.

A Secretária Nacional para Articulação e Promoção dos Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, Juma Xipaia, ressaltou a importância de construir um ODS específico para combater o racismo, considerando a perspectiva indígena. Ela destacou que o racismo afeta os povos indígenas de maneira multidimensional, envolvendo preconceitos sobre suas culturas e modos de vida.

Essa reunião ocorreu dois dias antes do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e contou com a participação de representantes do governo, organizações internacionais, sociedade civil e países-membros do G20. Foi defendida a necessidade de políticas públicas que promovam mudanças estruturais e contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A presidência brasileira do G20 tem como objetivo reverter retrocessos no cumprimento dos ODS e promover a igualdade étnico-racial. O debate sobre a desigualdade e a discriminação racial é uma das principais bandeiras do governo em fóruns internacionais, refletindo o compromisso do país com a promoção da igualdade e a inclusão social. Em setembro do ano passado, o presidente propôs a criação de um ODS específico sobre a promoção da igualdade étnico-racial, reforçando o compromisso do Brasil com a causa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo