Desabamento de edificação em Petrópolis deixa três mortos e dois desaparecidos em meio a temporal na Região Serrana do Rio

Tragédia em Petrópolis: Desabamento de edificação deixa três mortos e duas desaparecidos

Na noite de sexta-feira, uma tragédia abalou o bairro Independência, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. Um desabamento de uma edificação resultou na morte de três pessoas e deixou duas desaparecidas, conforme informações do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Petrópolis. A Defesa Civil do município divulgou um balanço às 19h45, revelando que o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar quatro vítimas com vida.

Além da tragédia do desabamento, a cidade enfrenta um cenário de caos devido às fortes chuvas. De acordo com a Prefeitura, foram registrados até o momento 109 ocorrências em decorrência das intensas chuvas que assolam a cidade desde ontem. A maioria das ocorrências foram deslizamentos, somando um total de 75 registros.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou um acúmulo de 196 mm de chuva em 12 horas, praticamente alcançando o valor previsto para um período de 24 horas. Os deslizamentos atingiram diversos bairros, como Araras, São Sebastião, Itamarati, entre outros. As vias públicas e residências foram afetadas, e os rios Quintandinha e Piabanha transbordaram, causando ainda mais caos na região.

Diante do cenário de crise, a Prefeitura de Petrópolis decretou o estágio de crise, o mais grave em sua escala de estágios operacionais. Foram disponibilizados 67 pontos de apoio para abrigar pessoas que se sentem inseguras em suas residências ou que vivem em áreas de risco. Sirenes foram acionadas em locais com maior incidência de chuvas e as áreas interditadas estão monitoradas pela Defesa Civil.

A previsão para as próximas horas é de mais chuvas intensas, e a população é orientada a manter-se em alerta, evitando áreas alagadas e prestando atenção em possíveis sinais de deslizamentos. A Defesa Civil recomenda que, em caso de emergência, a população entre em contato através do número 199. A cidade de Petrópolis enfrenta um momento delicado, com a esperança de que a situação se estabilize em breve e que as vítimas encontrem-se em segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo