BNDES e Eletronuclear iniciam consulta pública para licitação de conclusão da Usina Nuclear Angra 3 com apoio técnico e financeiro

Na última quinta-feira (21), a Eletronuclear deu início à consulta pública para a licitação que visa a conclusão das obras da Usina Nuclear Angra 3, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A modelagem técnica, financeira e jurídica do projeto será realizada pelo BNDES, que atuará na elaboração das minutas do edital de licitação e do contrato de serviços de engenharia, gestão de compras e construção (EPC).

Segundo informações divulgadas pelo BNDES no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (22), a concorrência será internacional, com o objetivo de selecionar uma empresa ou consórcio com a experiência necessária para concluir as obras da usina. Após a conclusão, a operação será transferida à Eletronuclear, responsável pela administração da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada em Angra dos Reis, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro.

A consulta pública é uma etapa fundamental para o avanço do projeto, permitindo a coleta de contribuições que visam aprimorar os documentos antes do lançamento do edital de licitação. Além disso, o BNDES e a Eletronuclear estão revisando os demais estudos de modelagem do projeto, incorporando as sugestões feitas pela unidade técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) ao longo de 2023.

Após a conclusão desses estudos, eles serão encaminhados ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para auxiliar no cálculo do preço de energia a ser adotado no novo contrato de comercialização de energia de Angra 3. A consulta pública está aberta a todos os interessados e pode ser acessada no site da Eletronuclear.

Com a realização dessa consulta pública e o apoio do BNDES, a Eletronuclear busca garantir a conclusão das obras da Usina Nuclear Angra 3 e contribuir para o avanço da energia nuclear no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo