Temporal no Espírito Santo deixa mais de 1.200 desalojados e causa estragos em diversas cidades da região sul do estado

O temporal que atingiu municípios das regiões sul e do sul da região serrana do Espírito Santo deixou um rastro de destruição e caos, com ao menos 1.205 pessoas desalojadas. As fortes chuvas provocaram deslizamentos, alagamentos e enxurradas, levando a Defesa Civil do estado a emitir um boletim extraordinário com os números alarmantes.

Entre os municípios mais afetados, está Vargem Alta, que contabilizou mil desalojados, seguido por Guaçuí, com 200 pessoas precisando deixar suas casas, Alfredo Chaves com 4 desalojados e uma pessoa em Mimoso do Sul. A situação mais crítica foi registrada em Bom Jesus do Norte, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, com um acumulado de chuvas atingindo 304,2 milímetros em 24 horas, causando inundações generalizadas.

Em Mimoso do Sul, um caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado pela força das águas, ilustrando a gravidade da situação. Moradores relataram cenas de desespero, com ruas cobertas de água, carros sendo arrastados por correntezas, gado isolado em alagamentos e pessoas aguardando resgate nos telhados de suas casas. A Defesa Civil alerta para o risco iminente de deslizamentos em diversas cidades, o que coloca a população em alerta máximo.

O governador Renato Casagrande e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, manifestaram solidariedade e disponibilizaram apoio para o estado do Espírito Santo. É fundamental a união de esforços entre governos estaduais e federal para lidar com as consequências desse desastre natural. A previsão meteorológica indica chuvas intensas até domingo, o que reforça a necessidade de ações rápidas e eficazes para minimizar os impactos e garantir a segurança da população afetada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo