Chuvas intensas deixam 23 mortos no Sudeste: análises apontam para grandes acumulados e alertas emitidos pelos governos.

As chuvas que castigaram o Sudeste neste fim de semana deixaram um rastro de destruição e pelo menos 23 mortos, entre as cidades do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Com a chegada do outono e o fim das ondas de calor, já era esperado que grandes acumulados de chuva atingissem os quatro estados da região. Os alertas sobre os riscos iminentes foram emitidos pelos governos locais ao longo da última semana, com base em análises de órgãos especializados em monitoramento climático.

De acordo com Marcelo Seluchi, coordenador de operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas foram originadas do choque entre uma frente fria e massas de ar quente concentradas na região. Esse fenômeno climático foi agravado pelo estacionamento da frente fria sobre o Rio de Janeiro, o que resultou em um volume significativo de chuva na região.

Um dos municípios mais afetados foi Petrópolis, na região serrana fluminense, que registrou impressionantes 321mm de chuva em apenas 24 horas no último sábado. Oito pessoas perderam a vida em decorrência de deslizamentos de terra na cidade.

Caetano Mancini, meteorologista do Tempo OK, ressaltou que os eventos ocorridos no fim de semana são considerados extremos, porém não são incomuns para essa época do ano. Com a chegada do outono, a tendência é que haja uma redução no volume de chuvas, com o aumento da intensidade das frentes frias.

Além disso, Mancini destacou os impactos das mudanças climáticas como fatores que contribuem para a ocorrência de eventos climáticos mais extremos. A expectativa é que eventos como os observados no fim de semana se tornem mais frequentes nos próximos anos.

Nesse cenário, a população deve estar cada vez mais alerta e preparada para lidar com as consequências de fenômenos climáticos cada vez mais severos e imprevisíveis. A previsão é de um período de transição marcado pela incerteza e desafios decorrentes das mudanças no padrão climático global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo