Ministro autoriza prorrogação da Força Nacional no Rio de Janeiro por mais 30 dias para apoio na segurança pública.

O ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, tomou uma decisão importante nesta quinta-feira (28) ao autorizar a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro. A medida foi adotada em apoio aos órgãos de segurança pública federal e estadual, com o objetivo de contribuir para a preservação da ordem pública e da segurança da população.

Segundo a autorização emitida por Lewandowski, os militares da Força Nacional atuarão nas atividades e serviços essenciais à manutenção da ordem por um período de 30 dias, compreendido entre 1º e 30 de abril. Essa ação tem caráter episódico e planejado, visando garantir a incolumidade das pessoas e do patrimônio no estado fluminense.

A decisão do ministro veio após um pedido do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que solicitou a prorrogação do efetivo de aproximadamente 300 homens da Força Nacional de Segurança. Eles serão empregados no patrulhamento do Arco Metropolitano e da rodovia Presidente Dutra, regiões estratégicas para o combate à criminalidade.

Além disso, a operação contará com o apoio logístico do governo do Rio, que fornecerá a infraestrutura necessária para a atuação da Força Nacional. O ministro Lewandowski também determinou que o contingente disponibilizado seguirá o planejamento estabelecido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, garantindo uma atuação eficaz e coordenada durante o período de intervenção no estado.

Essa prorrogação da presença da Força Nacional de Segurança no Rio de Janeiro reflete a preocupação das autoridades em fortalecer as ações de segurança pública e preservar a ordem e a tranquilidade da população. Com a união de esforços entre as diferentes esferas governamentais, espera-se que seja possível reduzir os índices de criminalidade e garantir um ambiente mais seguro para todos os cidadãos fluminenses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo