Taxa de desemprego atinge 7,8% em fevereiro, segundo pesquisa do IBGE – número de desocupados chega a 8,5 milhões.

A taxa de desemprego no Brasil, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, alcançou 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. Esse índice representa um aumento em relação aos 7,5% registrados no trimestre anterior, encerrado em novembro de 2023. No entanto, vale ressaltar que houve uma melhora em comparação com os 8,6% do mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que a população desocupada chegou a 8,5 milhões de pessoas. Isso representa um aumento de 4,1% em relação ao trimestre anterior e uma queda de 7,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Por outro lado, a população ocupada, que totaliza 100,25 milhões de pessoas, se manteve estável no trimestre avaliado. Entretanto, em relação ao ano anterior, houve um aumento de 2,2% no número de pessoas empregadas.

Esses números refletem a situação do mercado de trabalho no país, evidenciando os impactos da pandemia de Covid-19 e das medidas de restrição adotadas para contê-la. A recuperação econômica e a retomada das atividades nos diversos setores podem influenciar diretamente esses indicadores, buscando reduzir os índices de desemprego e impulsionar a geração de novas vagas de trabalho.

É importante que o governo e as empresas estejam atentos a esses dados e busquem estratégias para fomentar a economia e promover a inclusão no mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo