Irlandês de 93 anos é estudado por cientistas para desvendar segredos da longevidade através de treinos e dieta fitness.

Aos 93 anos, Richard Morgan tem sido motivo de grande interesse para pesquisadores e estudiosos da área da saúde. Recentemente, um artigo publicado no Journal of Applied Physiology detalhou o regime de treino, a dieta e os hábitos de saúde adotados por Morgan para manter-se jovem e saudável. Com um motor aeróbico comparável ao de uma pessoa de 30 anos e um corpo composto por 80% de músculos e apenas 15% de gordura, o irlandês se tornou objeto de estudo para desvendar os segredos de uma vida longa e saudável.

Diferentemente do que muitos poderiam imaginar, Morgan não praticou exercícios ao longo de toda a sua vida. Seu estilo de vida fitness teve início aos 73 anos, quando passou a dedicar-se diariamente a um treino contínuo. Com 40 minutos de exercícios diários, Morgan obteve resultados impressionantes, sendo capaz de remar o equivalente a quase 10 vezes ao redor do mundo e conquistar quatro campeonatos mundiais de remo.

Além disso, o ex-fabricante de baterias e padeiro realiza treinos alternados, compostos por diferentes exercícios e intensidades, o que tem contribuído significativamente para sua resistência física. A prática de musculação também faz parte da rotina de Morgan, que utiliza halteres para realizar séries de exercícios e flexões algumas vezes por semana, contribuindo para sua vitalidade e condicionamento físico.

Um dos fatores-chave para a longevidade de Morgan é sua dieta rica em proteínas, fundamental para a construção e manutenção da massa muscular. Pesquisadores da Universidade de Limerick acompanharam e registraram a atividade cardíaca, pulmonar e muscular de Morgan enquanto remava, destacando a força de seu coração e o alto nível de condicionamento físico alcançado aos 93 anos.

Estudos revelam que a prática regular de atividades físicas em idades avançadas pode reduzir significativamente o risco de mortalidade por diversas causas. Morgan tornou-se um exemplo inspirador de como a dedicação aos cuidados com a saúde e a prática de exercícios podem contribuir para uma vida longa e saudável.