Adolescente de Brasília se recupera da dengue e defende vacinação contra o HPV em escolas públicas

Nesta quarta-feira (3), durante uma ação do Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar, o aluno Samuel Santos, de 14 anos, compartilhou sua experiência de ter ficado internado por 21 dias após contrair dengue. O estudante, que cursa o 6º ano em uma escola pública de Brasília, foi imunizado contra o HPV e destacou a importância de manter as doses do calendário vacinal em dia.

“Fiquei com medo, mas é bem de boa. A moça tem a mão leve”, brincou Samuel. Ele ressaltou a importância da vacinação, afirmando que o recado é para todos se vacinarem.

Outro aluno vacinado durante a ação foi Gabriel Mota, de 11 anos, também do 6º ano em uma escola pública do Distrito Federal. Assim como Samuel, Gabriel foi imunizado contra o HPV e destacou a importância da vacinação para evitar doenças futuras.

A terceira estudante a ser imunizada contra o HPV na ação foi Ana Gabriela Feitosa, de 13 anos, aluna do 7º ano da rede pública de Brasília. Após receber a dose, ela fez um apelo aos colegas para que participem do movimento pela vacinação nas escolas, enfatizando a importância da vacina para prevenir várias doenças.

O diretor da escola onde ocorreu a ação, Pedro Pimentel, ressaltou a importância de reconstruir a confiança na escola, na ciência e na vida. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a vacina salva vidas e ressaltou que o esforço pela vacinação é de todos.

O Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar, promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, tem o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos com imunizantes ofertados na multivacinação infantil. Doses contra poliomielite, febre amarela, meningite e HPV, além da tríplice viral, são alguns dos destaques para essa faixa etária. Em 2023, quase quatro mil municípios brasileiros adotaram a estratégia, resultando em um aumento significativo na aplicação das doses de vacina contra o HPV em relação aos anos anteriores.

O Programa Saúde na Escola, criado em 2007, busca melhorar a saúde dos alunos, reduzir a evasão escolar e reforçar os compromissos na área da saúde e da educação no Brasil. A vacinação nas escolas é uma importante estratégia para proteger a saúde e o bem-estar dos estudantes, contribuindo para a construção de uma comunidade escolar mais saudável e segura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo