Governo federal inaugura fábrica de medicamentos da Hemobrás em Pernambuco para tornar o Brasil autossuficiente na produção de remédios

Na última quinta-feira, dia 4 de abril, o governo federal realizou a inauguração da nova fábrica de medicamentos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), localizada no complexo industrial da estatal, na cidade de Goiana, em Pernambuco. Essa nova planta terá uma capacidade produtiva impressionante, podendo fabricar até 1,2 bilhão de unidades do Hemo-8r, um medicamento profilático fator 8 recombinante utilizado no tratamento da hemofilia A, uma das formas mais comuns da doença no Brasil, representando cerca de 70% dos casos registrados no país.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, além de outras autoridades importantes. Durante o evento, Lula ressaltou que a nova fábrica faz parte de uma estratégia do governo para impulsionar a indústria da saúde no Brasil e tornar o país autossuficiente na produção de medicamentos. O objetivo é expandir a produção nacional de itens essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir a dependência de produtos estrangeiros.

O presidente ainda fez uma homenagem aos irmãos Betinho e Henfil, que sofreram com a hemofilia e faleceram precocemente devido à falta de tratamento adequado. Lula destacou a importância da nova fábrica no fornecimento de medicamentos para pessoas com hemofilia e a previsão é que esteja em plena atividade até 2025, abastecendo integralmente a demanda do SUS.

Além disso, a ministra Nísia Trindade ressaltou a importância estratégica da Hemobrás para a soberania nacional, destacando que o Brasil passa a deter uma tecnologia dominada por apenas cinco países e terá capacidade de atender a demanda de outras nações. O investimento na infraestrutura da nova fábrica foi de aproximadamente R$ 1,2 bilhão e contou com a colaboração de especialistas internacionais em biotecnologia.

Antes da inauguração da fábrica de medicamentos, o presidente Lula também participou da inauguração de um trecho da transposição do Rio São Francisco, um sistema que visa fornecer água para o interior de Pernambuco. O evento marca um avanço significativo na infraestrutura e no desenvolvimento do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo