Produção de carnes no Brasil deve aumentar em 2024, garantindo abastecimento e preços mais baixos, aponta Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou recentemente uma estimativa positiva para a produção de carnes no Brasil em 2024. Segundo a instituição, a produção de carnes bovina, suína e de aves deve aumentar em 3,9%, o que garantirá o abastecimento do mercado interno e ajudará a manter os preços em níveis mais baixos.

De acordo com a Conab, a produção total de carnes no país em 2024 deve atingir 30,88 milhões de toneladas, com 21,12 milhões de toneladas direcionadas para o mercado interno. O presidente da Conab, Edegar Pretto, ressaltou que o aumento na produção e os preços menores dos insumos para alimentação animal contribuirão para manter os preços das carnes mais acessíveis para os consumidores brasileiros.

No que diz respeito à distribuição da produção, a Conab estima que cerca de 10 milhões de toneladas serão de carne bovina, 5,55 milhões de toneladas de carne suína e 15,4 milhões de toneladas de carne de aves. Essas projeções indicam uma distribuição significativa para o mercado interno, com 6,6 milhões de toneladas de carne bovina, 4,22 milhões de toneladas de carne suína e 10,3 milhões de toneladas de carne de aves disponíveis para os consumidores brasileiros.

Além disso, a Conab prevê um crescimento nas exportações de carne suína (6,6%), carne de frango (0,9%) e carne bovina (15,7%) em 2024. Para a produção de ovos, a previsão é de um recorde, com 41,1 bilhões de unidades disponíveis para consumo, o que representa uma média de 200,2 unidades por habitante do país.

Essas projeções animadoras sinalizam um cenário favorável para o mercado de carnes no Brasil, com aumento na produção, preços estáveis e potencial de crescimento nas exportações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo