Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que torna crime o assédio a adolescentes de 12 a 16 anos

Na manhã desta sexta-feira, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4723/23, que visa tornar crime o ato de aliciar, assediar, instigar ou constranger, por meio de qualquer forma de comunicação, pessoas menores de 16 anos para a prática de atos sexuais. A relatora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação da proposta, destacando que a criação desse tipo penal servirá como um importante dissuasor para aqueles que buscam explorar crianças e adolescentes.

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já considera essa conduta como crime, porém apenas se a vítima for uma criança, ou seja, uma pessoa de até 12 anos incompletos. A deputada Delegada Ione (Avante-MG) critica esse trecho do ECA, pois destaca que, no atual cenário, apenas os pedófilos que assediarem crianças serão punidos, não havendo punição para aqueles que assediarem adolescentes.

Além de tornar mais rigorosa a legislação para casos de assédio a crianças e adolescentes, o projeto também propõe o aumento da pena para os infratores, que passaria a ser de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa. Atualmente, a pena prevista é de reclusão, de um a três anos, e multa.

O Projeto de Lei 4723/23 agora seguirá em tramitação e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vale ressaltar a importância desta iniciativa para a proteção de crianças e adolescentes, bem como para a punição daqueles que buscam explorar e violar os direitos das camadas mais vulneráveis da sociedade. A sociedade civil e os órgãos competentes aguardam com atenção o desenrolar dessa importante proposta no Congresso Nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo