Escalada de Tensões no Oriente Médio Pode Levar a Conflito Total, Adverte Secretário-Geral da ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu uma declaração alarmante durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU realizada no último domingo. Segundo Guterres, a escalada das tensões no Oriente Médio está levando a região a um ambiente de extremo perigo, com o potencial risco de um “conflito total” na região.

No sábado, o Irã realizou um ataque em larga escala que foi condenado pelo secretário-geral da ONU. Além disso, houve uma ofensiva contra a embaixada iraniana na Síria, em Damasco, que foi atribuída a Israel, embora o país não tenha assumido a autoria do ataque.

Guterres ressaltou que a ONU proíbe o uso da força contra a integridade territorial dos Estados-Membros e que o princípio da inviolabilidade deve ser respeitado de acordo com o direito internacional. O secretário-geral destacou a importância de evitar o confronto militar em múltiplas frentes, pois os civis já estão sofrendo as consequências mais graves desses eventos.

O líder da ONU enfatizou que é crucial dar um passo para trás e trabalhar para evitar uma escalada ainda maior das hostilidades na região. Guterres ressaltou que é responsabilidade compartilhada de todos evitar o agravamento da situação, a fim de proteger a vida dos civis que sofrem com os conflitos.

Por fim, António Guterres instou a comunidade internacional a se unir para restaurar a paz no Oriente Médio, que está sendo ameaçada constantemente. A declaração do secretário-geral da ONU reflete a gravidade da situação na região e a urgência de buscar soluções diplomáticas para evitar uma crise ainda maior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo