Elon Musk acusa ministro do STF de censura ao X e gera polêmica internacional com a exigência de violação das leis brasileiras.

O empresário bilionário e proprietário da antiga Twitter, Elon Musk, está envolvido em uma polêmica com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Musk afirmou que Moraes está exigindo que a rede social viole as leis brasileiras, o que vai contra as leis dos Estados Unidos que proíbem a participação em corrupção que viole as legislações de outros países.

No centro do conflito está uma intimidação feita pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos à X Corp., empresa privada de Musk, para fornecer informações sobre as ordens do STF. Musk se manifestou contra essa exigência, alegando que ela vai contra as leis americanas.

Essa não é a primeira vez que Elon Musk e Alexandre de Moraes se confrontam. Tudo começou quando Musk acusou o ministro brasileiro de infringir a Constituição e promover censura em suas decisões judiciais. Desde então, os embates entre os dois têm sido constantes, com Musk chegando a chamar Moraes de “ditador” e sugerindo que ele deveria renunciar à sua posição ou sofrer um impeachment.

Moraes, por sua vez, incluiu Musk como investigado no inquérito das milícias digitais por “dolosa instrumentalização” da antiga Twitter. O ministro ressaltou a importância da liberdade de expressão, mas destacou que ela não é liberdade para agressão, ódio, racismo, misoginia ou homofobia.

Em meio a essa disputa, o caso tem chamado a atenção da opinião pública e gerado debates sobre liberdade de expressão, censura e os limites legais das redes sociais. A briga entre um dos homens mais ricos do mundo e um ministro do STF mostra como questões jurídicas e tecnológicas podem se chocar em um cenário internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo