Projeto de lei aprovado para controlar preços em aeroportos e garantir valores justos para serviços de alimentação

Na última quarta-feira, 17 de abril de 2024, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei com o objetivo de regular os preços dos serviços de alimentação nos aeroportos. A proposta visa evitar aumentos abusivos que resultem em valores muito acima dos praticados em outras áreas da região metropolitana onde os aeroportos estão localizados.

O texto aprovado foi um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Neto Carletto (PP-BA), em substituição ao Projeto de Lei 3102/15, originalmente proposto pelo deputado Luis Tibé (Avante-MG). Essa mudança no texto teve como objetivo corrigir aspectos de técnica legislativa, mantendo o conteúdo original do projeto.

De acordo com Carletto, a nova regulamentação exigirá que as administrações de aeroportos negociem as condições de locação com as empresas que fornecem alimentos, a fim de fixar preços compatíveis com os praticados em locais semelhantes. Dessa forma, espera-se que ocorra uma redução nos preços dos produtos alimentícios disponíveis nos aeroportos.

Além disso, a proposta altera o Código Brasileiro de Aeronáutica, impactando diretamente na forma como os serviços de alimentação são oferecidos nos aeroportos do país.

Os próximos passos para o projeto incluem a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em caráter conclusivo. Isso significa que, se aprovado, o projeto não precisará passar pela votação em Plenário, a menos que haja recurso assinado por 52 deputados solicitando a apreciação da matéria em Plenário.

Essa medida visa garantir que os passageiros tenham acesso a alimentação de qualidade a preços justos nos aeroportos brasileiros. A proposta ainda deve passar por outras etapas de análise antes de ser efetivamente implementada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo